maker and restorer of fine strings instruments

FAQ

FAQ (10)

Seção de perguntas e respostas frequentes, discutindo os assuntos mais importantes e significativos.

O procedimento de curvatura do arco - seja ele na hora da confecção do mesmo ou como manutenção - é o mesmo. É algo que precisa ser feito algumas vezes durante a vida útil do mesmo. Se o arco continuar perdendo sua curva se deve ao fato de ser construído com madeira inferior, e portanto não apropriado ao profissional..
Sim, mas sem deixar a crina virar uma massa disforme de pelos. A crina precisa manter sua forma, portanto afrouxe apenas para tirar a tensão da vareta.
Já usei um deles, e tenho alguns clientes que usam. Existem variações de qualidade entre eles, da mesma forma que existem entre os arcos tradicionais, mas os considero uma excelente opção. Os melhores funcionam de forma muitas vezes extraordinária... Como sempre, na hora de escolher um arco, é importante considerar como nos sentimos com relação a ele: como é o equilibrio da ponta? Ele é pesado demais? É leve demais? Soa com facilidade? Produz um timbre que nos agrada? Articula bem? De carbono ou de madeira, se ele nos agrada e nos torna músicos melhores, é uma boa escolha.
Existem algumas controvérsias a respeito - algumas delas fomentadas pelos fabricantes de resinas... - mas de fato as resinas são produtos estáveis que se mantém apropriados ao uso por décadas, talvez indefinidamente. Existem inclusive músicos que preferem usar resinas velhas no lugar das novas, como o Renaud Garcia-Fons que usa Pops envelhecida de pelo menos dez anos! O importante, segundo minha experiência, é guardar a resina de forma apropriada, em seu pote, protegida de poeira. Desta forma, vai poder ser usada por longos períodos.

Depende do teu espelho, da tua marca de cordas, da tua técnica e da música que você for tocar.

Não existe uma regra única. Depende de quanto você toca, da marca e modelo das cordas, de quanto você sua e do som que você almeja.

Não necessariamente, mas sempre é preciso avaliar o estado e o modelo de teu cavalete atual.

O Contrabassetto é um instrumento de minha criação. Foi concebido para substituir o contrabaixo em viagens frequentes e onde a amplificação seria complicada.

Essa é uma questão complexa e delicada. Na verdade, nenhum dos dois é melhor, no sentido mais amplo. O primeiro é melhor de um jeito, o segundo de outro. Veja porque:

Sim, mas quase sempre com efeitos benéficos.

Existem poucos estúdos científicos sobre isso, mas os poucos que tem apontam para resultados bastante conclusivos...

 

Ultimas entradas do Blog

Ultimas respostas do FAQ

Opening Hours

Monday 10:00 am - 11:30 am
2:00 pm - 5:00 pm
Tuesday 10:00 am - 11:30 am
2:00 pm - 5:00 pm
Wednesday 10:00 am - 11:30 am
2:00 pm - 5:00 pm
Thursday 10:00 am - 11:30 am
2:00 pm - 5:00 pm
Friday 10:00 am - 11:30 am
2:00 pm - 5:00 pm
Saturday under request
Sunday CLOSED
Close Panel

Formulário para Contato

Usa este formulário para entrar em contato via email.
captcha
Reload

Login as Registered User...