maker and restorer of fine strings instruments



My Concept

Um espelho é uma entidde tridimensional complexa, cujas dimensões e sutilezas são muitas vezes mal compreendidas.

Além do evidente formato trapezoidal - mais fino em cima, mais largo em baixo - um espelho possui duas variáveis extremamente importantes: o ráio de curvatura e a concavidade.

 

Além dessas duas, é possível ter espelhos de três ou mais oitavas, com ou sem cortes no final e com indicadores de posição. Uma miríade de variáveis!


O ráio de curvatura é a curva transversal, pela qual as cordas estão distribuídas e que permite que o arco passe apenas sobre uma corda de cada vez. A forma como esse curva é concebida varía muito, e dela depende grande parte do conforto e do desempenho do músico.

Aqui temos alguns exemplos de curvas diferentes:

Pode se notar que con frequência, em baixo da corda mais grave - nesse caso, à direita - se procura ter o máximo de espaço para que ela vibre lateralmente, até mesmo nos pizzicatos mais fortes. Às vezes é necessário recorrer até mesmo a uma superfice plana de baixo dela, para facilitar o seu movimento.


A outra variável, a concavidade, é algo quase sobrenatural pela maioria dos leigos, e poucos sabem de sua importância. Um espelho, para funcionar de forma correta, não pode ser reto de ponta a ponta. Como é facil de visualizar, a corda possui um movimento oscilatório cuja amplitude é maior em seu centro, diminuendo gradativamente quanto mais se aproxima de seu vertices, até a completa ausência de movimento.
Isso também significa que a corda é menos elástica próximo aos vertices e mais elástica em seu meio. Para o músico, isso significa que é muito mais facil empurrar e esticar a corda em seu meio do que próximo à pestana, por exemplo...

Portanto, se deixar o espelho reto, é preciso deixar as cordas mais distante do mesmo, ou elas vão "trastejar" - ou seja, bater nele - quando forem vibrar.

Se quiser tocar com um certo conforto em toda a extensão do espelho é necessário fazer uma concavidade - em ponto e amplitude diferente para cada corda - para que se tenha a resistência adequada, timbre perfeito e conforto mesmo nas posições mais extremas.

Ultimas entradas do Blog

Ultimas respostas do FAQ

Opening Hours

Monday 10:00 am - 11:30 am
2:00 pm - 5:00 pm
Tuesday 10:00 am - 11:30 am
2:00 pm - 5:00 pm
Wednesday 10:00 am - 11:30 am
2:00 pm - 5:00 pm
Thursday 10:00 am - 11:30 am
2:00 pm - 5:00 pm
Friday 10:00 am - 11:30 am
2:00 pm - 5:00 pm
Saturday under request
Sunday CLOSED
Close Panel

Formulário para Contato

Usa este formulário para entrar em contato via email.
captcha
Reload

Login as Registered User...