creatore e restauratore di raffinati strumenti di corda



I miei Modelli

Em 2008, desenhei um modelo que junta as características que mais aprecio, oferecendo-me muitas possibilidades de timbragem.

Meu modelo foi concebido desde o começo usando as mesmas ferramentas de construção que uso para meus modelos de contrabaixo.

É portanto muito fácil encontrar nele elementos de proporção áurea e noções de equilíbrio renascentista. Ao lado pode ver um esboço, usando meu modelo em carta, de como é simples encontrar essas informações nele...

 

Cada linha é cruzada por um ponto, que demarca precisamente a secção áurea.

É possivel também reparar no cuidado que tenho em armonizar os olhos com o corpo do cavalete, seja ele convencional o como nesse caso estilo belga. Um circulo ideal intersecta tangencialmente os principais pontos da forma: o centro da tavola, os bicos das pernas, a borda superior dos olhos e o cume do coração.

Um velho cavalete fancês e, ao lado, o meu modelo apenas esboçadoEu sempre verifiquei que não existe o cavalete definitivo, aquele que vai funcionar em qualquer instrumento para todas as situações. Existe na verdade um fenomeno contrário a esse. Com frequência é preciso trocar de cavalete quando o instrumento acaba mudando de mãos, ou porque o músico precisa de outro timbre por tocar um repertório diferente do dono anterior, ou porque é preciso compensar diferencias de técnica de execução.

Seja qual for a função do instrumento, é sempre necessário conseguir o máximo rendimento e gosto de fazer isso aliando linhas cativantes a escolhas técnicas comprovadas. A meu ver, é vital que um cavalete seja bonito, que tenha pernas suficentemente longas e um centro equilibrado e elástico, de modo a produzir um som poderoso e filtrar de forma adequada o conteúdo harmónico das cordas.

Garanto que trabalhando com espessores e proporções diferentes é possível alterar drasticamente o timbre e às vezes o rendimento geral do instrumento

Ultimas entradas do Blog

Ultimas respostas do FAQ

Orario di Attendimento

Lunedì 10:00 - 11:30
14:00 - 17:00
Martedì 10:00 - 11:30
14:00 - 17:00
Mercoledì 10:00 - 11:30
14:00 - 17:00
Giovedì 10:00 - 11:30
14:00 - 17:00
Venerdì 10:00 - 11:30
14:00 - 17:00
Sabato su richiesta
Domenica CHIUSO
Close Panel

Formulário para Contato

Usa este formulário para entrar em contato via email.
captcha
Ricarica

Login as Registered User...